Basílica del Sagrado Corazón
Na Basílica del Sagrado Corazón, localizada em Gijón (Astúrias), ocorreram certos assentamentos no terreno que se traduziram em um lento e progressivo afundamento do templo. Isto provocou uma importante deterioração estrutural do edifício, que ameaçava até mesmo desabar.
A GEOCISA, empresa responsável pela execução da restauração, recorreu à PREFASA dentro da já duradoura e constante relação entre ambas as empresas. A GEOCISA precisava de uma argamassa especialmente concebida para efectuar as injecções de compactação. Essa argamassa devia cumprir certos requisitos próprios da execução da obra:
- Devia suportar as altíssimas pressões de injecção sem ocorrer segregação.
- Devia ser bombeável com consistências muito baixas (cone 7 cm)
- A Basílica está situada próxima do mar, pelo que, devido às eventuais alterações no nível freático, a argamassa devia ser sulfo-resistente
- A resistência à compressão após 28 dias devia ser superior a 25 N/mm2.
Com esses critérios de partida para a concepção da argamassa de injecção especial, o departamento de I+D+i da PREFASA desenvolveu vários protótipos. Entre todos os que foram propostos, a GEOCISA escolheu um deles para ser testado no local da obra. O resultado foi um sucesso, tal como revela a publicação editada que resume as acções desenvolvidas e que pode ser consultada no nosso capítulo de Comunicação.
Publicado 04/12/06