Início

Masaveu Industria

Menu

Perguntas mais freqüentes

  • O que é uma argamassa sem retração?

    As argamassas sem retração são produtos técnicos com formulações específicas que evitam a redução de volume característica de todos os sistemas de cimento. Desta forma, quando são utilizados para enchimento de suportes e sistemas de amarração de equipamentos, garante-se o contacto total entre as superfícies, coisa que não aconteceria utilizando uma argamassa normal.

  • O que é uma argamassa M 5?

    De acordo com a Directiva relativa a produtos de construção, que estabelece a marcação CE dos mesmos, as argamassas para alvenaria que tradicionalmente eram denominadas de M-20, M-40, M-80, M-100, etc. passaram a denominar-se M 2.5, M 5, M 7.5, M 10, etc, conforme a norma UNE-EN 998-2. A letra M identifica a “argamassa”, e o número a resistência à compressão característica, expressa em N/mm2.

  • Qual é o material adequado para azulejar?

    Existe uma extensa gama de produtos em função do tipo de superfície (horizontal ou vertical), do tipo de suporte (argamassa, betão, cerâmica), do formato e tamanho da peça a ser colocada, e da sua absorção (alta, média, baixa), pelo que é imprescindível consultar as indicações específicas de cada produto. O nosso capítulo de produtos oferece todas as informações necessárias para garantir uma escolha adequada.

  • Qual é a espessura máxima de aplicação do cimento-cola adequada para usos convencionais?

    A espessura máxima aconselhada é de 20 mm. Se aplicado com espessuras superiores, o cimento-cola perderá a sua aderência.

  • O que significa que um cimento-cola é C1 interiores, C1 ou C2?

    De acordo com a marcação CE obrigatória dos adesivos para lajes em camada fina (comumente cimentos-cola), conforme a norma UNE-EN 12004, os adesivos devem ser marcados em função dos valores que cada produto cumpra para as seguintes características:

  • A argamassa hidrófuga, é impermeável?

    Não, as argamassas hidrófugas para assentamento de alvenaria e reboco contêm aditivos redutores da permeabilidade, o que permite repelir a água acidental (por exemplo, a chuva), mas não as torna estanques à água; portanto, só reduzem a capacidade de penetração da mesma.

  • Deve-se rebocar/emboçar com argamassas hidrófugas fachadas que posteriormente serão pintadas?

     

    Não, porque a argamassa hidrófuga, da mesma forma que repele a água de chuva, impedirá a tinta penetrar adequadamente.


    Em geral, para rebocar uma fachada que vai ser pintada ou estucada, devemos utilizar uma argamassa de reboco “normal” (sem aditivos hidrófugos). Se a fachada não vai ser pintada, podemos utilizar uma argamassa “hidrófuga”, como última camada de acabamento.