Início

Masaveu Industria

Menu

O Grupo Masaveu e o Liberbank acordam aliança como accionistas da EDP

O Grupo Masaveu e o Liberbank estabeleceram ontem, terça-feira 5 de março, um acordo para desenvolver uma aliança na EDP, juntando as suas participações accionistas numa sociedade conjunta que passará a ter uma presença significativa na companhia eléctrica portuguesa (6,18%, avaliado em mais de 500 milhões de euros), tornando-se, assim, um dos accionistas de referência da companhia lusa.


Para o Grupo Masaveu, esta aliança representa reforçar o seu peso na EDP e, para o Liberbank, manter a sua presença (indirectamente através da sua participação na sociedade) no grupo energético luso, tornando-a compatível com os seus objectivos de solvabilidade e concentração de riscos.


O Grupo Masaveu aumenta com este acordo a sua presença no sector energético e assume uma posição mais relevante na EDP, onde, nos últimos anos, tem vindo a reforçar a sua posição accionista e a aumentar a sua presença nos órgãos de governo, através da incorporação do Sr. Fernando Masaveu, Presidente do Grupo Masaveu, aos conselhos da eléctrica portuguesa e das suas associadas espanholas: HC Energía e Naturgas.


Do ponto de vista histórico, o grupo tem sido accionista tradicional da Hidroeléctrica del Cantábrico, companhia asturiana actualmente controlada pela EDP em 96,6%, onde teve uma presença relevante promovida pelo Sr. Pedro Masaveu e Sr. Elías Masaveu, nas décadas de oitenta e noventa.


O acordo ora estabelecido será desenvolvido em várias fases, partindo da participação directa actual do Grupo Masaveu (1,17%) e do Liberbank (5,01%). Inicialmente, o Liberbank venderá um lote de 0,47% de acções da EDP ao Grupo Masaveu e, na segunda fase, os dois grupos constituirão a nova sociedade conjunta contribuindo com 1,45 e 1,64% de acções da EDP, respectivamente.


Finalmente, o Liberbank venderá um lote adicional de 3,09% de acções da EDP à sociedade conjunta, que passará a deter uma participação directa na EDP de 6,18%. O Grupo Masaveu ficará com o controlo de 52,9% da nova sociedade conjunta e o Liberbank com o restante 47,1%.


Do ponto de vista socio-económico, este acordo reflecte o compromisso e a aposta dos investidores espanhóis na EDP e consolida o empenho de continuidade na tradicional e sólida relação entre o grupo energético português e o Principado de Astúrias, tanto com os empresários asturianos como com as instituições.

 

Em consequência do processo de reorganização interna da estrutura de sociedades pertencentes à Masaveu · Industria, foi constituída a empresa Morteros Tudela Veguín S.A., integrando as sociedades Prefabricados Asturianos (PREFASA), Morteros y Hormigones de León (MYHLESA), Galaica de Morteros (GALAICA) e General de Morteros (GEMORSA), dedicadas há muitos anos ao fabrico de produtos para a construção, e localizadas em Astúrias, Galicia e Castilla – León. A nova razão social tornou-se efectiva no dia 01 de janeiro de 2013.


Publicado 07/03/13